SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Estudos e pesquisas em Psico-Oncologia: levantamento realizado no Portal PePSICHisterectomia e simbolismo do útero: possíveis repercussões na sexualidade feminina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

SILVA, Rosanna Rita. Percursos na história da Psicologia Hospitalar no Brasil: : a produção em programas de doutorado em Psicologia no período de 2003 a 2004 no Banco de Teses da Capes. Rev. SBPH [online]. 2009, vol.12, n.2, pp. 69-79. ISSN 1516-0858.

A inserção institucional da Psicologia é marcada pela construção cotidiana de conhecimentos produzidos no ambiente do hospital e, de início, pouco vinculados à pesquisa sistematizada. Esta pesquisa relata o estudo da produção de conhecimentos neste campo no país em programas de pós-graduação em Psicologia por meio das teses de doutorado defendidas nos anos de 2003 e 2004. Sua metodologia é documental, categoria da pesquisa histórica. Os objetivos buscados são identificar características do processo de produção. Servindo-se do Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/Capes, foram identificadas seis teses produzidas no período. Os resultados obtidos apontaram a concentração geográfica da produção no estado de São Paulo, a ampla diversidade de temáticas enfocadas vinculadas a especialidades médicas também variadas, a predominância de metodologias que associam recursos qualitativos e quantitativos e a, finalmente, a diversidade de abordagens teóricas em Psicologia.

Palavras-chave : Psicologia; Hospital; História da Psicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License