SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Histerectomia e simbolismo do útero: possíveis repercussões na sexualidade femininaA ludoterapia na doença crônica infantil: Play therapy in chronic childhood índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

CASTRO, Elisa Kern de; PINTO, Débora Wagner  e  PONCIANO, Clarissa Franco. Auto-eficácia e qualidade de vida de jovens adultos com doenças crônicas: Self-efficacy and quality of life in young adults with chronic disease. Rev. SBPH [online]. 2009, vol.12, n.2, pp. 100-113. ISSN 1516-0858.

O presente estudo teve por objetivo avaliar a auto-eficácia e a qualidade de vida de jovens adultos com doenças crônicas, examinando possíveis diferenças entre homens e mulheres. Participaram 20 pacientes com diversos tipos de doenças crônicas, com idade média de 31,5 anos (DP=3,6) e que estavam internados em um hospital geral. Os instrumentos utilizados foram: ficha de Dados bio-sócio-demográficos; Escala de Auto-Eficácia Geral Percebida e Instrumento de Avaliação da Qualidade de Vida da OMS (WHOQOL-breve). Análise de correção de Spearman mostrou que os índices de auto-eficácia estiveram correlacionados de forma positiva e significativa com a qualidade de vida total e a dimensão ambiente. Não foram encontradas diferenças entre homens e mulheres na auto-eficácia e qualidade de vida. Os resultados obtidos sugerem a importância dos aspectos positivos de saúde, especificamente a auto-eficácia, para a qualidade de vida de jovens adultos com doenças crônicas.

Palavras-chave : Auto-eficácia; Qualidade de vida; Doença crônica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License