SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Auto-eficácia e qualidade de vida de jovens adultos com doenças crônicas: Self-efficacy and quality of life in young adults with chronic diseaseNovas abordagens da atuação do psicólogo no contexto hospitalar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

BARROS, Danielle Marotti de Souza  e  LUSTOSA, Maria Alice. A ludoterapia na doença crônica infantil: Play therapy in chronic childhood. Rev. SBPH [online]. 2009, vol.12, n.2, pp. 114-136. ISSN 1516-0858.

O presente trabalho procura mostrar a importância do brincar na infância e enumerar as questões relacionadas na doença crônica, referentes às implicações que esta doença possa trazer neste período da vida. Dentre estas, destacam-se as conseqüências emocionais da enfermidade precoce para a criança e também para a sua família, como as dificuldades dos familiares ao tentar lidar com a criança na tentativa de readaptá-la ao contexto social, as questões implicadas nos casos de hospitalização e a importância da equipe interdisciplinar em todo o processo. Como opção para minimizar as conseqüências desta doença apresenta-se, a utilização da ludoterapia no contexto hospitalar, usando-se como formas: a brinquedoteca hospitalar, a arteterapia, dentre outras.

Palavras-chave : Brincar; Doença crônica infantil; Aspectos psicossociais; Humanização hospitalar; Play; Chronic disease; Children; Psychological aspects; Humanization hospital.

        · resumo em Português     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License