SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2A ludoterapia na doença crônica infantil: Play therapy in chronic childhood índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

CANTARELLI, Ana Paula Silva. Novas abordagens da atuação do psicólogo no contexto hospitalar. Rev. SBPH [online]. 2009, vol.12, n.2, pp. 137-147. ISSN 1516-0858.

Este trabalho tem como objetivo fundamentar a psicologia hospitalar através de um breve histórico da inserção do psicólogo no hospital, suas principais funções e roteiro de avaliação interventiva, além de contribuir com um relato de experiência de um estágio realizado no Centro de Tratamento Oncológico - CTO da Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba - SP. E por meio deste, explorar atendimentos no leito, sala de espera, priorizando a humanização, a fim de possibilitar ao paciente a ressignificação de algo que ele não pode alterar, a facticidade de estar acometido por um câncer, ajudando-o a assumir a sua condição existencial, a perceber suas responsabilidades nas escolhas efetuadas durante o tratamento.

Palavras-chave : Psicologia Hospitalar; Paciente oncológicos e grupos psicoterapêuticos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License