SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Atuação do Psicólogo em Hemodiálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

BALTAZAR, Danielle Vargas Silva; GOMES, Rafaela Ferreira de Souza  e  CARDOSO, Talita Beja Dias. Atuação do psicólogo em unidade neonatal:: rotinas e protocolos para uma prática humanizada1. Rev. SBPH [online]. 2010, vol.13, n.1, pp. 02-18. ISSN 1516-0858.

O artigo apresenta o contexto da atuação do psicólogo em Unidade de terapia intensiva (UTI) e Unidade intermediária (UI) neonatal do Hospital Geral de Bonsucesso, Ministério da Saúde, referência para atendimento a gestante de alto risco e prematuros. Pretende-se expor a rotina de assistência psicológica construída nestes setores, as quais prevêem uma prática humanizada de atendimento. Para tanto abordaremos os desafios de um serviço de neonatologia, assim como questões que permeiam a internação de neonatos de risco. A partir de um enfoque psicanalítico, analisaremos a relação pais-filhos, o vínculo afetivo e relações primárias, tendo por objetivo em nossas práticas as intervenções precoces.

Palavras-chave : Neonatologia; Prematuridade; Protocolos e rotinas psicológicas; Práticas humanizadoras; Vínculo afetivo; Intervenções precoces.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License