SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Atuação do Psicólogo em HemodiáliseCoping religioso-espiritual: reflexões e perspectivas para a atuação do psicólogo em oncologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

SILVA, Alice Borges Humildes Cruz da. O estresse na prática profissional do psicólogo em UTI:: uma revisão de literatura. Rev. SBPH [online]. 2010, vol.13, n.1, pp. 33-51. ISSN 1516-0858.

Os profissionais de saúde, em especial os que atuam na UTI, estão constantemente expostos a um ambiente considerado insalubre, com a prevalência de grande desgaste físico e emocional. Partindo do interesse pelo estudo, realizou-se uma revisão de literatura, analisando artigos sobre a saúde psíquica dos profissionais que atuam em UTI, utilizando como fonte principal de pesquisa a Revista Brasileira de Terapia no período de 2006-2008, buscando identificar estudos específicos sobre a saúde psíquica do psicólogo. A revista foi escolhida por reunir publicações de médicos intensivistas brasileiros e profissionais de saúde não-médicos. Buscou-se caracterizar as peculiaridades do estresse em diferentes categorias profissionais que atuam na UTI, especialmente do psicólogo. Foram analisados os artigos encontrados na RBTI considerando seus objetivos, participantes, autores, natureza do estudo e principais conclusões e, a partir do que vem sendo produzido sobre a saúde psíquica dos psicólogos que atuam em UTI, foram identificadas possíveis lacunas. Foram utilizados como descritores as palavras: estresse, profissionais, saúde, psicólogo, esgotamento e UTI sendo identificados três artigos que tiveram como população estudada, médicos e enfermeiros, incluindo-os como vulneráveis ao surgimento de doenças do trabalho e estresse. A quantidade de pesquisas realizadas por psicólogo ou outro profissional (exceção médicos e enfermeiros) no que se refere à saúde psíquica, foi insuficiente para conclusões significativas sobre o tema. Foi possível perceber a carência de estudos, assim como é necessária a sua realização no sentido de tornar acessível aos profissionais a as manifestações físicas e emocionais do estresse e outras doenças relacionadas às atividades exercidas em unidades de terapia intensiva.

Palavras-chave : Estresse; Profissionais; Saúde; Psicólogo; Esgotamento; UTI.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License