SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1O estresse na prática profissional do psicólogo em UTI:: uma revisão de literaturaDepressão em pacientes renais crônicos em tratamento de hemodiálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

GOBATTO, Caroline Amado  e  ARAUJO, Tereza Cristina Cavalcanti Ferreira de. Coping religioso-espiritual: reflexões e perspectivas para a atuação do psicólogo em oncologia. Rev. SBPH [online]. 2010, vol.13, n.1, pp. 52-63. ISSN 1516-0858.

Em saúde, diversos trabalhos apontam a relevância da religiosidade e da espiritualidade para o enfrentamento de cronicidades e a adesão ao tratamento. Considerando o interesse clínico desta temática para a atuação do psicólogo no contexto hospitalar e, especialmente em Oncologia, propõe-se uma análise crítica da literatura sobre coping religioso-espiritual e câncer. O levantamento realizado indicou que os principais estudos relacionam a temática aos seguintes domínios: qualidade de vida, resiliência, aspectos culturais e profissionais. Ressalta-se a necessidade de mais pesquisas visando embasar a intervenção profissional, sobretudo em Oncologia Pediátrica, pois esta área ainda é pouco explorada.

Palavras-chave : Religião; Espiritualidade; Enfrentamento; Câncer.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License