SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Coping religioso-espiritual: reflexões e perspectivas para a atuação do psicólogo em oncologiaPsicologia Hospitalar e Cuidados Paliativos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

NIFA, Sabrina  e  RUDNICKI, Tânia. Depressão em pacientes renais crônicos em tratamento de hemodiálise. Rev. SBPH [online]. 2010, vol.13, n.1, pp. 64-75. ISSN 1516-0858.

O presente estudo seguiu o delineamento observacional e descritivo sendo os dados coletados em uma Clinica Particular de Hemodiálise, Porto Alegre, RS onde, 74 enfermos renais crônicos realizam tratamento de hemodiálise. O Inventário Beck de depressão (BDI) foi aplicado individualmente identificando e avaliando a intensidade de sintomas depressivos em 30 enfermos renais. Sintomas de depressão são freqüentemente diagnosticados nestes doentes, sintomatologia esta que prejudica sua adesão e qualidade de vida, afetando negativamente o curso da doença. Não se encontrou diferença para os escores de BDI entre homens e mulheres. Foram observados sintomas leves (23,3%) e moderados (10%) de depressão, 66,7% dos participantes apresentou um nível mínimo de depressão. A presença de sintomatologia depressiva entre renais crônicos em hemodiálise é importante, merece ser reconhecida e tratada prontamente visto que sua presença pode alterar o prognostico e a adesão ao tratamento.

Palavras-chave : Psicologia da Saúde; Adesão; Tratamento de Hemodiálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License