SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Depressão em pacientes renais crônicos em tratamento de hemodiálisePossibilidades de utilização da psicoterapia breve em hospital geral índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

PORTO, Gláucia  e  LUSTOSA, Maria Alice. Psicologia Hospitalar e Cuidados Paliativos. Rev. SBPH [online]. 2010, vol.13, n.1, pp. 76-93. ISSN 1516-0858.

Os cuidados paliativos têm como estrutura uma nova forma de gestão da morte, assegurando, através de uma prática multiprofissional sobre as necessidades do doente, principalmente quanto ao controle da dor. Assim, conceitos pertinentes, como o da bioética, englobam sempre o bem estar daqueles que sofrem tanto, como nas doenças crônicas. Neste quadro, o presente trabalho vem tratar a psicologia hospitalar como modalidade pedagógica frente os personagens deste cenário de dor e sofrimento quanto às atitudes diante da morte, proporcionando uma melhor maneira do paciente e cuidadores de resolverem pendências e expressarem emoções ao vivenciarem sua própria finitude. Seu grande desafio é a de permitir ao paciente uma vida com mais qualidade diante da própria morte.

Palavras-chave : Cuidados paliativos; Bioética; Dor; Psicologia hospitalar; Multiprofissional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License