SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Possibilities for the use of brief psychotherapy in hospitalThe perception of adolescents submitted to Stem Cell Transplantation of their hospitalization author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SBPH

Print version ISSN 1516-0858

Abstract

RODRIGUES, Andreia; GUERRA, Marina  and  MACIEL, Maria Júlia. Impacto do stress e hostilidade na doença coronária. Rev. SBPH [online]. 2010, vol.13, n.1, pp. 107-135. ISSN 1516-0858.

Este estudo teve como objectivo principal investigar algumas variáveis psicológicas como o stress, os acontecimentos de vida, o suporte social e a hostilidade que estão associadas à doença coronária. A investigação foi realizada na Unidade de Cuidados Intermédios de Cardiologia do Hospital de S. João, no Porto. Comparou-se um grupo de indivíduos que sofreram enfarte do miocárdio (n=30) com um grupo de indivíduos saudáveis (n=30), ambos de sexo masculino quanto às variáveis supra-citadas. Os resultados mostraram que não houve diferenças significativas entre grupos quanto às variáveis estudadas com excepção da percepção de stress. A regressão logística binária fez-nos concluir que o stress é o único preditor da doença coronária neste estudo. Verificámos ainda que o stress está associado ao carácter hostil dos indivíduos bem como aos níveis de colesterol. Concluímos ainda que factores de risco como diabetes e o álcool estão associados moderadamente à ocorrência de acontecimentos de vida e ao carácter hostil dos homens.

Keywords : Doenças cardiovasculares; Stress; acontecimentos de vida; Suporte social; Hostilidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License