SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Possibilidades de utilização da psicoterapia breve em hospital geralA percepção de adolescentes submetidos ao transplante de células troncohematopoéticas em relação à própria hospitalização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

RODRIGUES, Andreia; GUERRA, Marina  e  MACIEL, Maria Júlia. Impacto do stress e hostilidade na doença coronária. Rev. SBPH [online]. 2010, vol.13, n.1, pp. 107-135. ISSN 1516-0858.

Este estudo teve como objectivo principal investigar algumas variáveis psicológicas como o stress, os acontecimentos de vida, o suporte social e a hostilidade que estão associadas à doença coronária. A investigação foi realizada na Unidade de Cuidados Intermédios de Cardiologia do Hospital de S. João, no Porto. Comparou-se um grupo de indivíduos que sofreram enfarte do miocárdio (n=30) com um grupo de indivíduos saudáveis (n=30), ambos de sexo masculino quanto às variáveis supra-citadas. Os resultados mostraram que não houve diferenças significativas entre grupos quanto às variáveis estudadas com excepção da percepção de stress. A regressão logística binária fez-nos concluir que o stress é o único preditor da doença coronária neste estudo. Verificámos ainda que o stress está associado ao carácter hostil dos indivíduos bem como aos níveis de colesterol. Concluímos ainda que factores de risco como diabetes e o álcool estão associados moderadamente à ocorrência de acontecimentos de vida e ao carácter hostil dos homens.

Palavras-chave : Doenças cardiovasculares; Stress; acontecimentos de vida; Suporte social; Hostilidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License