SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Impacto do stress e hostilidade na doença coronáriaA demanda transexual na cena hospitalar:: o lugar do psicanalista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

ZANONI, Anna Paula; DORO, Dra. Maribel Pelaez; ZANIS NETO, Prof. Dr. José  e  BONFIM, Dra. Carmem. A percepção de adolescentes submetidos ao transplante de células troncohematopoéticas em relação à própria hospitalização. Rev. SBPH [online]. 2010, vol.13, n.1, pp. 136-156. ISSN 1516-0858.

Este artigo apresenta os resultados de um estudo com o objetivo de compreender como os adolescentes submetidos ao Transplante de Células Troncohematopoéticas no Serviço de Transplante de Medula Óssea do HC/UFPR percebem a própria hospitalização. Foi utilizado o método fenomenológico para análise das respostas obtidas através de questões semi-estruturadas. Definiram-se categorizações a partir da discriminação de unidades comuns de significados dentro de uma perspectiva psicológica. Dois grandes grupos determinaram os resultados: 1) fatores de risco e dificuldade de enfrentamento; 2) fatores de proteção e comportamentos resilientes. Os dados obtidos na pesquisa mostraram que as perdas ocorridas não foram suficientemente marcantes a ponto de causarem uma diferença prejudicial irrecuperável.

Palavras-chave : Adolescentes; Hospitalização; Transplante de Células Troncohematopoéticas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License