SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Ele ou ela? quando é necessário conceber, ressignificar e renascer no imaginario dos pais - intervenções psicológicas1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

FERRAZ, Flávio Carvalho. A somatização no campo da psicopatologia não-neurótica. Rev. SBPH [online]. 2010, vol.13, n.2, pp. 176-191. ISSN 1516-0858.

O trabalho trata do estatuto do corpo em psicanálise, partindo do conceito de neurose atual, e procurando analisar as razões pelas quais Freud o foi deixando de lado. A seguir, partindo das idéias de autores pós-freudianos ligados à escola francesa de psicossomática, são propostas articulações entre as neuroses atuais e os conceitos freudianos de trauma e pulsão de morte. Por fim, examina-se o aproveitamento clínico desta empreitada. Grosso modo, defende-se a idéia de que o corpo, em psicanálise, trata-se essencialmente de um "resto", e que tal “resto” é simultaneamente resto da teoria - aquilo que foi, num determinado momento, abandonado como objeto psicanalítico - e “resto” do sujeito psíquico em sua ontogênese, ou seja, o seu patrimônio genético herdado, que fica aquém da formação de um sujeito psíquico fundado na linguagem (e, portanto, marcado pela simbolização), e cujo funcionamento obedece aos esquemas filogenéticos ainda não singularizados. Retoma-se, assim, a distinção entre corpo somático e corpo erógeno, marcada pela ação do apoio (Anlehnung), ou da subversão libidinal, conforme terminologia de C. Dejours.

Palavras-chave : Corpo; Neuroses Atuais; Psicossomática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License