SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Ansiedade, depressão e característica de personalidade em homens com disfunção sexualCuidando do cuidador:: grupo de funcionários no Hospital Geral índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

LUSTOSA, Maria Alice. A Psicoterapia breve no Hospital Geral. Rev. SBPH [online]. 2010, vol.13, n.2, pp. 259-269. ISSN 1516-0858.

A aplicação do tratamento psicoterápico breve remonta à época de Freud, e tem seu início no âmbito da psicanálise. Entretanto não se confunde com ela, no momento em que dela se distancia por questões metodológicas, e se torna um campo bem definido, com método e técnica próprios. Com a entrada da Psicologia no Hospital Geral, a Psicoterapia Breve se torna uma alternativa bem vinda à demanda de situações clínicas, principalmente em aplicações ambulatoriais, onde esta técnica encontra setting e demanda apropriados para sua implementação. Sua aplicação só vem a enriquecer o trabalho da Psicologia no âmbito hospitalar, e suas características próprias aí se ajustam perfeitamente.

Palavras-chave : Psicoterapia breve; Psicologia hospitalar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License