SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2A Psicoterapia breve no Hospital GeralO pré-operatório e a ansiedade do paciente:: a aliança entre o enfermeiro e o psicólogo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

AMARAL, Raquel Aires do; MORAES, Charlote Wagner  e  OSTERMANN, Germana Tagliaro. Cuidando do cuidador:: grupo de funcionários no Hospital Geral. Rev. SBPH [online]. 2010, vol.13, n.2, pp. 270-281. ISSN 1516-0858.

Este estudo tem por objetivo discutir a questão do cuidado ao cuidador, bem como a importância do desenvolvimento de trabalhos voltados aos profissionais que atuam no hospital. A partir de uma experiência de um grupo de estagiárias de psicologia realizada com um grupo de funcionários do Pronto Socorro de um hospital público da região metropolitana de Porto Alegre (RS), serão alavancados elementos que fomentam a discussão. Os profissionais da saúde que atuam em hospitais trabalham num local onde a dor e o sofrimento são presenças constantes, o que pode gerar bastante desgaste nesses profissionais. Nesse sentido criar dispositivos que possam amenizar a tensão vivida nesse âmbito pode apresentar-se como uma estratégia favorável. Assim compreendemos que as experiências com grupos de funcionários podem oportunizar aos profissionais um espaço de autocuidado, bem como de crescimento pessoal e profissional.

Palavras-chave : Saúde; Trabalho; Grupo; Hospital geral; Psicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License