SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Cuidando do cuidador:: grupo de funcionários no Hospital GeralSobre ética e violência sexual:: recortes de um caso atendido fora dos serviços especializados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

COSTA, Veridiana Alves de Sousa Ferreira; SILVA, Sandra Cibelly Ferreira da  e  LIMA, Vívian Caroline Pimentel de. O pré-operatório e a ansiedade do paciente:: a aliança entre o enfermeiro e o psicólogo. Rev. SBPH [online]. 2010, vol.13, n.2, pp. 282-298. ISSN 1516-0858.

A doença leva o sujeito a uma situação de crise, já que rompe com o equilíbrio físico e psicológico do paciente. A necessidade de hospitalização e de intervenção cirúrgica potencializa as ameaças pelas quais ele passa, fazendo-o atravessar um momento de ansiedade que interfere no curso do seu tratamento e na sua recuperação. Atrelado a esse quadro, soma-se a falta de informação que, frequentemente, intensifica essa angústia. Este estudo busca, através de uma revisão literária, analisar e discutir o estado emocional do paciente pré-operatório perceptível ao olhar do enfermeiro, salientando a importância de tal reflexão, a fim de promover práticas mais humanizadoras, tão amplamente discutidas no âmbito da saúde pública. Tal análise visa às ações do enfermeiro que podem contribuir para minimizar o medo e a insegurança do paciente, contribuindo beneficamente com todo o processo de tratamento. A Visita Pré-operatória de Enfermagem (VPOE) e o acompanhamento pré-operatório realizado pelo psicólogo se apresentam como grandes aliados no enfrentamento da situação, facilitando a recuperação do paciente. Reflexões dessa natureza são relevantes não apenas ao enfermeiro e ao psicólogo, mas também a todos os profissionais da área, possibilitando, assim, a prestação de um serviço de melhor qualidade, sobretudo, do ponto de vista humano.

Palavras-chave : Pré-operatório; Ansiedade; Enfermagem; Psicologia; Humanização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License