SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2O pré-operatório e a ansiedade do paciente:: a aliança entre o enfermeiro e o psicólogo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

BARBOSA, Leopoldo Nelson Fernandes; DANTAS, Fábio Galvão; SILVA, Marcos Antônio Barbosa da  e  SILVA, Josimário João da. Sobre ética e violência sexual:: recortes de um caso atendido fora dos serviços especializados. Rev. SBPH [online]. 2010, vol.13, n.2, pp. 299-317. ISSN 1516-0858.

Os crimes de abuso sexual tem aumentado, especialmente entre as mulheres e adolescentes. As suas conseqüências envolvem aspectos físicos, psicológicos e sociais, os quais devem ser adequadamente abordados pelas políticas de saúde pública e no contexto da bioética. Adicionalmente, a violência sexual resulta frequentemente em gravidez indesejada, o que também implica na necessidade de uma discussão acerca dos aspectos de aborto legal e de uma plena assistência multidisciplinar para vítimas deste crime. O objetivo deste artigo é apresentar o relato de um caso típico de abuso sexual, envolvendo os aspectos sociais, éticos, religiosos e de saúde pública.

Palavras-chave : Abuso sexual; Aborto; Bioética; Saúde pública.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License