SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Avaliação do impacto na qualidade de vida em pacientes com câncer de laringe índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

QUINTANA, Jacqueline Feltrin. A relação entre hipertensão com outros fatores de risco para doenças cardiovasculares e tratamento pela psicoterapia cognitivo comportamental. Rev. SBPH [online]. 2011, vol.14, n.1, pp. 03-17. ISSN 1516-0858.

O presente estudo teve o propósito conhecer os fatores de risco como ansiedade, depressão, característica de personalidade e qualidade do sono, sua provável influência na origem da hipertensão arterial, alternativas de controle, tratamento, exposição, adoecimento que alteram a dinâmica de risco e controle na saúde. Através do estudo verificou-se que a reatividade cardiovascular do paciente com hipertensão, em situações de tensão interpessoal, varia em função do nível de estresse em que se encontra, também das suas características de personalidade. Dentre os fatores de risco para hipertensão arterial estão: ansiedade, depressão, característica de personalidade e qualidade do sono. Pesquisas indicam que o Treino do Controle de Stress (TCS) e a Terapia cognitivo comportamental como eficazes no tratamento da ansiedade e depressão, também na modulação da reatividade cardiovascular em momentos de estresse emocional auxiliando tanto na adesão ao tratamento, quanto na reestruturação do modo de pensar, conduzindo a uma mudança estável e duradoura do estilo de vida, mais compatível com o auto-cuidado necessário no manejo de doenças crônicas.

Palavras-chave : Hipertensão; Stress; Depressão; Sono.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License