SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1The relationship between hypertension with other risk factors for cardiovascular disease and treatment for cognitive behavioral psychotherapyEmotional distress faced by adult intensive care unit physicians of a private general hospital author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SBPH

Print version ISSN 1516-0858

Abstract

LIMA, Mariana Arroxelas Galvão de; BARBOSA, Leopoldo Nelson Fernandes  and  SOUGEY, Everton Botelho. Avaliação do impacto na qualidade de vida em pacientes com câncer de laringe. Rev. SBPH [online]. 2011, vol.14, n.1, pp. 18-40. ISSN 1516-0858.

O objetivo desta pesquisa é avaliar a qualidade de vida de pacientes com câncer de laringe e indicação de laringectomia total como principal tratamento, considerando mudanças decorrentes do adoecimento e de intervenções terapêuticas empregadas. Utilizou-se um questionário sócio demográfico e o Questionário de Avaliação de Qualidade de Vida da Universidade de Washington (UW-QOL). Foram entrevistados 19 pacientes, com idade média foi de 60 anos e 89,5% do sexo masculino. Foi encontrado um escore composto médio de 50,8. Os domínios que obtiveram pior pontuação média foram a ansiedade, a fala e o humor. De uma maneira geral, a qualidade de vida dos pacientes estudados é prejudicada pelo câncer, por tratamentos realizados anteriormente e pela expectativa da realização da laringectomia total, pois 47,4% dos pacientes consideraram sua qualidade de vida geral como ruim ou muito ruim.

Keywords : Qualidade de vida; Cancer; Laringectomia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License