SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Avaliação do impacto na qualidade de vida em pacientes com câncer de laringeO ser-no-mundo com câncer:: o dasein de pessoas ostomizadas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

STANISCIA, Ana Carolina M. et al. Dificuldades emocionais vivenciadas pelos médicos intensivistas da unidade de terapia - adulto de um hospital geral privado. Rev. SBPH [online]. 2011, vol.14, n.1, pp. 41-73. ISSN 1516-0858.

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é um ambiente com características estressantes, tanto na sua constituição física quanto nas conseqüências subjetivas geradas pela sua lógica própria de criação e funcionamento. Durante o período de trabalho ou no pós-plantão, os médicos possuem geralmente sintomatologia física. Tendo que enfrentar as dificuldades apresentadas pelo ambiente da UTI, ele pode sofrer reações psicológicas negativas, prejudicando assim seu objetivo maior: prestar uma assistência de qualidade aos clientes. Objetivo: Identificar as dificuldades emocionais vivenciadas pelos médicos intensivistas na UTI Adulto de um hospital geral. Método: Foram realizadas entrevistas individuais semi-estruturadas com 18 médicos da UTI adultos. A análise dos resultados seguiu o método da análise do discurso, proposto por Minayo (2002). Resultados: Podemos observar que dentre as dificuldades emocionais relatadas pelos médicos, apresentam-se mais evidentes: excesso de responsabilidades, dificuldades na aceitação da morte e dificuldades em lidar com os pacientes e familiares Conclusão: A despeito de toda a formação científica, na prática médica o profissional depara-se com um aspecto presente e inevitável, que é o emocional. No contexto atual percebe-se a dificuldade da população estudada em se submeter ao próprio cuidado e a possibilidade de um trabalho relacionado à psicologia.

Palavras-chave : Dificuldades emocionais; UTI adulto; Médicos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License