SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Dificuldades emocionais vivenciadas pelos médicos intensivistas da unidade de terapia - adulto de um hospital geral privadoObesidade mórbida: um corpo em evidência e em desamparo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

MARTINS, Alberto Mesaque; ALMEIDA, Suellen Santos Lima de  e  MODENA, Celina Maria. O ser-no-mundo com câncer:: o dasein de pessoas ostomizadas. Rev. SBPH [online]. 2011, vol.14, n.1, pp. 74-91. ISSN 1516-0858.

As neoplasias colorretais, constituem-se como a terceira causa mais comum de câncer a nível mundial. Dentre as opções de tratamento a ostomização acarreta a necessidade de uso de uma bolsa externa ao corpo para eliminação de fezes. Este estudo procurou compreender a maneira como pacientes ostomizados experienciam o câncer e o uso da bolsa. Na perspectiva da pesquisa qualitativa e da pesquisa fenomenológica existencial, foram entrevistados 8 pacientes, de ambos os sexos. Utilizando as categorias existenciais de Umwelt (mundo-físico), Mitwelt (mundo relacional), Eigenwelt (mundo-próprio) e Ueberwelt (mundo desconhecido), observou-se que viver-com-a-bolsa implica em ressignificar as relações com o corpo, com os outros, consigo próprio e com a transcendência. Homens e mulheres possuem modos distintos de experienciar a enfermidade. Nesse sentido, urge retornar, nos serviços de saúde, a dimensão do ser que adoece, ampliando a atuação para além da perspectiva biomédica.

Palavras-chave : Câncer; Fenomenologia; Psicologia da saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License