SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1O ser-no-mundo com câncer:: o dasein de pessoas ostomizadasOficina de sexualidade, uma abordagem ampliada para se trabalhar com alcoolistas: relato de experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

VASCONCELLOS, Sheyna Cruz  e  SEPULVEDA, Karine Rodrigues. Obesidade mórbida: um corpo em evidência e em desamparo. Rev. SBPH [online]. 2011, vol.14, n.1, pp. 92-111. ISSN 1516-0858.

E o corpo está em evidência. Na contemporaneidade, assistimos ao novo engendramento das subjetividades no qual o corpo ocupa lugar privilegiado. Entra em cena, a obesidade mórbida, patologia complexa, multifatorial que exige um tratamento articulado com um conjunto de especialidades. O obeso, com seu corpo “excessivamente cheio” aponta para o mal-estar, denuncia os ideais sociais exigidos e demonstra na carne que não se pode escapar às marcas de determinada cultura. Sabe-se que qualquer tentativa de reduzir o sofrimento mental a um fenômeno passível de ser descrito e encerrado em categorias diagnósticas universais não corresponde à experiência do sujeito que padece de uma dor física e/ou moral. É a partir desta articulação significante que a construção deste caso clínico se assenta. Do geral ao particular das obesidades, reúne uma discussão acerca da relação do sujeito com seu corpo que, enquanto natureza simbólica não se domestica, não obedece à terapêutica médico-cirúrgica e que recobre e exacerba um romance familiar conflituoso.

Palavras-chave : Obesidade mórbida; Desamparo; Corpo; Subjetividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License