SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Obesidade mórbida: um corpo em evidência e em desamparoRelato de experiência do primeiro ano da residência multiprofissional hospitalar em saúde, pela ótica da Psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

SILVA, Marlene Alves da  e  CAPITAO, Cláudio Garcia. Oficina de sexualidade, uma abordagem ampliada para se trabalhar com alcoolistas: relato de experiência. Rev. SBPH [online]. 2011, vol.14, n.1, pp. 112-124. ISSN 1516-0858.

O propósito deste trabalho consiste no relato a partir da experiência da primeira autora como psicóloga em um CAPSad no interior da Bahia com um grupo de alcoolistas. Descreve a operacionalização de uma oficina de sexualidade humana e destaca a sua importância como atividade grupal destinada à socialização familiar e social dos usuários, ao desenvolvimento da expressão de sentimentos bem como de habilidades, da autonomia e do exercício da cidadania. Utilizou-se de nove encontros, com duração de duas horas, nos quais foram abordados temas referentes à sexualidade humana. O profissional da área de Psicologia precisa estar ciente de que seu trabalho em uma oficina terapêutica não significa uma mera reprodução de um modelo ou de manutenção da ordem social, mas de que suas práticas podem se direcionar ao enriquecimento das relações sociais e da singularização, inclusive como agente da transformação.

Palavras-chave : Alcoolistas; Oficina de sexualidade; CAPSad.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License