SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Relação mente e corpo no desenvolvimento infantilInternação infantil e sintomas depressivos:: intervenção psicológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

CARLOTTO, Mary Sandra. O impacto de variáveis sociodemográficas e laborais na síndrome de Burnout em técnicos de enfermagem. Rev. SBPH [online]. 2011, vol.14, n.1, pp. 165-185. ISSN 1516-0858.

Profissionais da área da saúde estão expostos a diversos estressores ocupacionais, que, se persistentes, podem levar à Síndrome de Burnout, fenômeno psicossocial, constituído por três dimensões: Exaustão Emocional, Despersonalização e Baixa Realização Profissional. O presente estudo buscou identificar a relação entre a Síndrome de Burnout e variáveis sociodemográficas e laborais em 282 técnicos de enfermagem que trabalham em três hospitais de Porto Alegre. Como instrumentos de pesquisa forma utilizados um questionário para levantamento das variáveis sociodemográficas e o MBI - Maslach Burnout Inventory - HSS. Os resultados revelam que os participantes do sexo feminino, casados e que trabalham de 20 a 30 horas semanais apresentam maior exaustão emocional, despersonalização e menor realização profissional. Participantes com filhos evidenciaram maior despersonalização e menor realização no trabalho. A faixa etária de 18 a 30 anos e a de 6 a 10 anos de experiência revelaram maior exaustão emocional.

Palavras-chave : Enfermagem; Síndrome de Burnout; Riscos ocupacionais; Saúde do trabalhador.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License