SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1O impacto de variáveis sociodemográficas e laborais na síndrome de Burnout em técnicos de enfermagemA Psicologia hospitalar e o hospital índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

SANCHEZ, Marisa Leonetti Marantes  e  EBELING, Vanessa de Lourdes Nunes. Internação infantil e sintomas depressivos:: intervenção psicológica. Rev. SBPH [online]. 2011, vol.14, n.1, pp. 186-199. ISSN 1516-0858.

Toda a criança, especialmente aquela submetida a um processo de hospitalização, tem a necessidade de expressar seus sentimentos para minimizar seu nível de ansiedade. A pesquisa baseou-se em estudo observacional e descritivo, com foco nos sintomas depressivos apresentados em crianças quando do processo de internação. A coleta de dados teve como universo o Hospital Universitário da Ulbra, no período compreendido entre oito meses. A população foi constituída por dez crianças com idade entre sete á doze anos de idade, de ambos os sexos da Unidade de Internação Pediátrica. Os instrumentos Inventário de Depressão Infantil (CDI) e a Escala Analógica do Humor Infantil foram aplicados após o brinquedo diretivo realizado com o paciente pela estagiária de psicologia, permitindo concluir que há grande beneficio terapêutico na utilização da intervenção psicológica durante a hospitalização. Através do brincar há uma redução na ansiedade e demais sintomas depressivos, minimizando o desgaste emocional, favorecendo o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento e o manejo da sintomatologia.

Palavras-chave : Internação pediátrica; Depressão infantil; Psicologia pediátrica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License