SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Internação infantil e sintomas depressivos:: intervenção psicológicaDepressão e o suícido índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

MOSIMANN, Laila T. Noleto Q.  e  LUSTOSA, Maria Alice. A Psicologia hospitalar e o hospital. Rev. SBPH [online]. 2011, vol.14, n.1, pp. 200-232. ISSN 1516-0858.

O presente trabalho se refere a uma pesquisa bibliográfica acerca de possíveis relações entre a Psicologia Hospitalar e o Hospital Geral. Desta forma conduziu-se o trabalho com o propósito de compreender aspectos relativos às especificidades tanto da Psicologia Hospitalar quanto da Medicina. Para tanto o tema foi tratado tendo como pano de fundo as seguintes temáticas: Um Pouco da História - Psicologia Moderna, Hospital e Medicina; Psicologia da Saúde, Psicologia Médica, Psicologia Hospitalar e Psicossomática; Psicologia e Medicina: Diálogo - Psicologia, Psicologia Hospitalar e Medicina e, Psicologia e Medicina: um paradoxo ou simplesmente dois paradigmas? Mediante à realização do trabalho foi possível identificar, reconhecer e mesmo compreender algumas nuances que, embora não justifiquem, em alguma medida explicam algumas posturas profissionais tomadas no trabalho e, dado seu modo de acontecer, no encontro com o(s) outro(s). Enfim, mais do que descrever aspectos da dinâmica de funcionamento da Psicologia Hospitalar e do Hospital, o presente estudo viabilizou crer que a concatenação entre tais é passível e desejável de realizar-se.

Palavras-chave : Psicologia Hospitalar; Psicologia da Saúde; Hospital Geral.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License