SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Adesão do paciente ao tratamento no Hospital GeralEspiritualidade, religião e o fazer PSI:: reflexões das experiências vivenciadas no hospital de clínicas de Uberlândia* índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

NUNES SANTOS, Samantha et al. Intervenção psicológica numa Unidade de Terapia Intensiva de Cardiologia. Rev. SBPH [online]. 2011, vol.14, n.2, pp. 50-66. ISSN 1516-0858.

A Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) é um ambiente de cuidados da saúde, com potencial de gerar estados emocionais que podem interferir na evolução do paciente. A inserção do psicólogo neste ambiente objetiva identificar e atuar sobre aspectos que possam interferir na adaptação do paciente ao período de hospitalização e na sua recuperação, contribuindo ainda para a promoção de saúde nesse ambiente. O objetivo do presente artigo é descrever o trabalho desenvolvido pela equipe de Psicologia na UTI cardiológica do Hospital das Clínicas de Salvador-BA. São descritos recursos e intervenções utilizados no atendimento a pacientes e familiares. Este artigo visa contribuir para a prática de profissionais da Psicologia no ambiente hospitalar e divulgar este trabalho a outros especialidades.

Palavras-chave : Psicologia Hospitalar; Cardiologia; UTI; Intervenção psico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License