SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Intervenção psicológica numa Unidade de Terapia Intensiva de CardiologiaO papel do psicólogo na equipe de cuidados paliativos junto ao paciente com câncer* índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

JUNQUEIRA DE FREITAS, Carolina Cardoso  e  SPIRANDELLI MARQUES, Cristianne. Espiritualidade, religião e o fazer PSI:: reflexões das experiências vivenciadas no hospital de clínicas de Uberlândia*. Rev. SBPH [online]. 2011, vol.14, n.2, pp. 67-84. ISSN 1516-0858.

O tema desse artigo partiu da inquietação e da curiosidade da autora, sobre a escuta do discurso dos pacientes no hospital. Aos poucos essa inquietação delineou que não se tratava de um discurso qualquer, mas daquele que dizia respeito à presença da espiritualidade e da religião no dito produzido tanto pelos pacientes, quanto pela instituição de saúde pública em que a autora se encontrava. Por meio de uma reflexão histórica e psicanalítica sobre a produção do discurso humano realizou-se uma discussão sobre a condição de relação paciente-psicólogo, no contexto hospitalar - questionando as possibilidades do fazer psi.

Palavras-chave : Discurso; Psicanálise; Hospital; Psicólogo; Religiosidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License