SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Espiritualidade, religião e o fazer PSI:: reflexões das experiências vivenciadas no hospital de clínicas de Uberlândia*Transtorno de estresse pós-traumático e câncer:: revisão da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

FERREIRA, Ana Paula de Queiroz; LOPES, Leany Queiroz Ferreira  e  MELO, Mônica Cristina Batista de. O papel do psicólogo na equipe de cuidados paliativos junto ao paciente com câncer*. Rev. SBPH [online]. 2011, vol.14, n.2, pp. 85-98. ISSN 1516-0858.

Cuidado Paliativo é a prática multiprofissional que busca oferecer ao paciente fora de possibilidade de cura um atendimento que integre todas as dimensões do ser, visando atingir uma melhor qualidade de vida para o doente e sua família; considerando que as consequências causadas pelo adoecimento acarretam intenso sofrimento que afetam todos em volta do paciente. A presente pesquisa consistiu numa revisão da literatura publicada nos últimos cinco anos, com especial interesse em como se constitui a função do profissional de Psicologia inserido na equipe de Cuidados Paliativos junto ao paciente com diagnóstico de câncer; tendo como objetivo trazer elementos que contribuam para a compreensão da prática do psicólogo neste contexto. Como resultado desta análise, observou-se uma escassez de trabalhos que tratem especificamente do papel do psicólogo, enquanto integrante dessa equipe, bem como suas intervenções junto ao paciente e familiares; e em que tais intervenções se diferenciam da prática dos demais profissionais.

Palavras-chave : Cuidados paliativos; Princípios; Câncer; Psicólogo; Qualidade de vida.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License