SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2The psychologist´s role in the Palliative Care team along the cancer patientA psychological study on the interaction of the nursing assistant and the chronic patient author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SBPH

Print version ISSN 1516-0858

Abstract

BARBOSA, Leopoldo Nelson Fernandes et al. Transtorno de estresse pós-traumático e câncer:: revisão da literatura. Rev. SBPH [online]. 2011, vol.14, n.2, pp. 99-111. ISSN 1516-0858.

O objetivo desta revisão é investigar a relação entre o câncer e o TEPT, uma doença de elevada prevalência em todo e com sequelas físicas e emocionais. Pesquisa no banco de dados PubMed, utilizando os termos “Cancer”, “Pos Traumatic Stress Disorder” e “PTSD” no período de janeiro de 2000 até abril de 2011. Parece haver uma estreita relação entre a ameaça causada pelo diagnóstico do câncer e o desenvolvimento do TEPT. O câncer traz reações negativas em todo o tratamento em pacientes, familiares e cuidadores e a prevalência do TEPT nessa população varia de 4% a 9,1% para o seu diagnóstico completo, podendo chegar a 39% com a presença de critérios parciais. O suporte emocional individual ou em grupo surge como fator importante na redução dos sintomas do TEPT. Nesse contexto, o desenvolvimento de medidas para o TEPT em pacientes com câncer ainda merece ser explorado em outras pesquisas, principalmente nas que se adequem ao contexto brasileiro. O diagnóstico do câncer é comumente associado a uma experiência traumática e pode desencadear sintomas do TEPT. A detecção precoce do diagnóstico do TEPT em pacientes com câncer, seus familiares e cuidadores pode ser um fator contribuinte para a diminuição da sintomatologia e melhora da qualidade de vida. Assim, parâmetros e medidas específicas para essa população em relação ao TEPT podem ajudar a desenvolver avaliações e intervenções educativas e psicológicas adequadas.

Keywords : Câncer; TEPT; Diagnóstico Precoce.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License