SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2O papel do psicólogo na equipe de cuidados paliativos junto ao paciente com câncer*Um estudo psicológico sobre a interação do auxiliar de enfermagem e o paciente crônico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

BARBOSA, Leopoldo Nelson Fernandes et al. Transtorno de estresse pós-traumático e câncer:: revisão da literatura. Rev. SBPH [online]. 2011, vol.14, n.2, pp. 99-111. ISSN 1516-0858.

O objetivo desta revisão é investigar a relação entre o câncer e o TEPT, uma doença de elevada prevalência em todo e com sequelas físicas e emocionais. Pesquisa no banco de dados PubMed, utilizando os termos “Cancer”, “Pos Traumatic Stress Disorder” e “PTSD” no período de janeiro de 2000 até abril de 2011. Parece haver uma estreita relação entre a ameaça causada pelo diagnóstico do câncer e o desenvolvimento do TEPT. O câncer traz reações negativas em todo o tratamento em pacientes, familiares e cuidadores e a prevalência do TEPT nessa população varia de 4% a 9,1% para o seu diagnóstico completo, podendo chegar a 39% com a presença de critérios parciais. O suporte emocional individual ou em grupo surge como fator importante na redução dos sintomas do TEPT. Nesse contexto, o desenvolvimento de medidas para o TEPT em pacientes com câncer ainda merece ser explorado em outras pesquisas, principalmente nas que se adequem ao contexto brasileiro. O diagnóstico do câncer é comumente associado a uma experiência traumática e pode desencadear sintomas do TEPT. A detecção precoce do diagnóstico do TEPT em pacientes com câncer, seus familiares e cuidadores pode ser um fator contribuinte para a diminuição da sintomatologia e melhora da qualidade de vida. Assim, parâmetros e medidas específicas para essa população em relação ao TEPT podem ajudar a desenvolver avaliações e intervenções educativas e psicológicas adequadas.

Palavras-chave : Câncer; TEPT; Diagnóstico Precoce.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License