SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Transtorno de estresse pós-traumático e câncer:: revisão da literaturaCâncer infantil:: aspectos emocionais e o sistema imunológico como possibilidade de um dos fatores da constituição do câncer infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

VASCONCELLOS, Sheyna Cruz  e  SILVA, Alice Borges Humildes Cruz da. Um estudo psicológico sobre a interação do auxiliar de enfermagem e o paciente crônico. Rev. SBPH [online]. 2011, vol.14, n.2, pp. 112-141. ISSN 1516-0858.

No contexto de cuidados prestados ao paciente, os auxiliares de enfermagem representam o segmento mais suscetível a apresentar sofrimento psíquico, já que lidam diuturnamente com pacientes debilitados e que demandam grande envolvimento emocional. O presente trabalho pretende analisar os aspectos que interferem na interação do Auxiliar de Enfermagem com os pacientes crônicos de um Hospital Público de Salvador. Utilizou-se como instrumento para coleta de dados um roteiro de entrevista estruturada com 40 participantes. A interação do auxiliar de enfermagem com o paciente no hospital em questão tem o tempo de permanência dos pacientes, associado ao perfil dos mesmos e ao tipo de relação que nasce neste contexto como fatores que dificultam o relacionamento desta díade. Com o passar do tempo, há uma apropriação do paciente de seu tratamento resultando em interferências no trabalho dos auxiliares. Esta interferência não é bem-vinda entre os auxiliares, que sentem uma destituição do valor de seu trabalho e uma descaracterização profissional da relação. Fatores associados a falta de reconhecimento e valorização da profissão pelos outros profissionais de saúde, falta de condições de trabalho e ausência de nível universitário foram indicados como impasses cotidianos da prática profissional da categoria.

Palavras-chave : Auxiliar de Enfermagem; Tempo; Paciente Crônico; Reconhecimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License