SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Um estudo psicológico sobre a interação do auxiliar de enfermagem e o paciente crônicoPreditores da qualidade de vida e incapacidade funcional em doentes com lombalgia crónica em tratamento diferenciado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

LIMA, Suely Simone Costa; BOTELHO, Helena Rúbia de Santana  e  SILVESTRE, Maria Manoela. Câncer infantil:: aspectos emocionais e o sistema imunológico como possibilidade de um dos fatores da constituição do câncer infantil. Rev. SBPH [online]. 2011, vol.14, n.2, pp. 142-159. ISSN 1516-0858.

Este trabalho teve o objetivo de investigar os aspectos psico-afetivos da criança com câncer, no Instituto Maranhense de Oncologia Aldenora Bello, e analisá-los como um dos possíveis fatores etiológicos da doença. Apresenta-se um referencial teórico sobre a importância da relação da criança com seus pais ou referências como suporte psíquico, emocional e social da criança. Aborda-se ainda o câncer infantil e suas características gerais. Nesta pesquisa investiga-se: a dinâmica familiar, a relação psico-afetiva da criança com seus pais ou responsáveis, perdas e luto infantil, alterações comportamentais e presença de otimização frente ao processo do adoecer. Realizaram-se num primeiro momento, entrevistas individuais semi-estruturadas com os pais ou responsáveis pelas crianças em processo de tratamento, e num segundo momento a intervenção investigativa com as crianças, através de material ludoterápico, pesquisando aspectos psico-afetivos na constituição de sua história de vida e seus recursos possíveis para enfrentamento de desafios. Pretende-se com o resultado da pesquisa demonstrar que tais aspectos psico-afetivos podem estar relacionados, dentre os aspectos multifatoriais, com o aparecimento da neoplasia maligna.

Palavras-chave : Câncer infantil; Aspectos psico-afetivos; Criança; Fator etiológico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License