SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Câncer infantil:: aspectos emocionais e o sistema imunológico como possibilidade de um dos fatores da constituição do câncer infantilA prática da psicologia da saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

FERREIRA, Salomé  e  PEREIRA, M.Graça. Preditores da qualidade de vida e incapacidade funcional em doentes com lombalgia crónica em tratamento diferenciado. Rev. SBPH [online]. 2011, vol.14, n.2, pp. 160-182. ISSN 1516-0858.

A lombalgia constitui uma causa frequente de morbilidade e de incapacidade e é um motivo frequente de procura dos cuidados de saúde. O presente estudo teve por objectivo identificar os preditores da qualidadede vida e da incapacidade funcional em doentes com lo mbalgia crónica submetidos a tratamento convencional (fisioterapia) e tratamento por acupunctura e, contribuir ainda para um maior conhecimento dos factores psicológicos na lombalgia. Os resultados mostraram que no grupo de acupunctura, os preditores da qualidadede vida foram as habilitações, depressão, ansiedade, satisfação com as despesas, incapacidade funcional e pertencer a uma família extrema, enquanto que no grupo de fisioterapia, os preditores foram a depressão, ansiedade, incapacidade funcional e consequências da doença. Ao nível da incapacidade funcional, os preditores foram a duração da doença, coerência da doença e qualidadede vida, no grupo de acupunctura, enquanto que a qualidadede vida e as estratégias de alívio activo da dor foram os preditores da incapacidade funcional no grupo de fisioterapia. As implicações do trabalho ao nível da qualidadede vida e incapacidade funcional dos doentes com lombalgia bem como as limitações do estudo são apresentadas e debatidas.

Palavras-chave : Lombalgia Qualidadede vida; Incapacidade Funcional; Acupunctura; Fisioterapia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License