SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Stress hospital in multidisciplinary team from a public hospital in the interior of Rondônia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SBPH

Print version ISSN 1516-0858

Abstract

MAIANA, Jugend  and  JURKIEWICZ, Rachel. A assistência psicológica através da escuta clínica durante a internação. Rev. SBPH [online]. 2012, vol.15, n.1, pp. 3-21. ISSN 1516-0858.

Este estudo é um relato de experiência profissional, realizado durante o Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Atenção Hospitalar do HC/UFPR, na Área Cardiovascular, no ano de 2010. Tem por objetivo demonstrar a importância da abordagem da subjetividade, realizada pelo psicólogo no contexto hospitalar, através de entrevistas, com a escuta clínica, a partir do referencial teórico psicanalítico. São apresentados três casos, que demonstram eventos significativos de história de vida, assim considerados por afetarem a subjetividade e desencadearem perdas não elaboradas, "vivência de perdas", atualizadas durante o período de internação. Conclui-se que a avaliação e o acompanhamento psicológico possibilitam a elaboração de tais vivências, bem como a abordagem de reações psicológicas freqüentes, como ansiedade e depressão, que afetam o estado clínico dos pacientes, contribuindo, assim, com o tratamento médico.

Keywords : Escuta clínica; Subjetividade; Internação; Ansiedade; Depressão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )