SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Estresse hospitalar em equipe multidisciplinar de hospital público do interior de Rondônia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

MAIANA, Jugend  e  JURKIEWICZ, Rachel. A assistência psicológica através da escuta clínica durante a internação. Rev. SBPH [online]. 2012, vol.15, n.1, pp. 3-21. ISSN 1516-0858.

Este estudo é um relato de experiência profissional, realizado durante o Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Atenção Hospitalar do HC/UFPR, na Área Cardiovascular, no ano de 2010. Tem por objetivo demonstrar a importância da abordagem da subjetividade, realizada pelo psicólogo no contexto hospitalar, através de entrevistas, com a escuta clínica, a partir do referencial teórico psicanalítico. São apresentados três casos, que demonstram eventos significativos de história de vida, assim considerados por afetarem a subjetividade e desencadearem perdas não elaboradas, "vivência de perdas", atualizadas durante o período de internação. Conclui-se que a avaliação e o acompanhamento psicológico possibilitam a elaboração de tais vivências, bem como a abordagem de reações psicológicas freqüentes, como ansiedade e depressão, que afetam o estado clínico dos pacientes, contribuindo, assim, com o tratamento médico.

Palavras-chave : Escuta clínica; Subjetividade; Internação; Ansiedade; Depressão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )