SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1A assistência psicológica através da escuta clínica durante a internaçãoPsicologia Hospitalar: reflexões a partir de uma experiencia de estagio supervisionado junto ao setor Obstétrico-Pediátrico de um Hospital Público do interior de Rondônia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

BORINE, Bruno; ASSIS, Cleber Lizardo de; LOPES, Mariana de Souza  e  SANTINI, Thayssa de Oliveira. Estresse hospitalar em equipe multidisciplinar de hospital público do interior de Rondônia. Rev. SBPH [online]. 2012, vol.15, n.1, pp. 22-40. ISSN 1516-0858.

Introdução: Os profissionais de saúde, em particular, àqueles que se dedicam a trabalhar em unidades de emergência estão submetidos a um auto nível de estresse, o que pode prejudicar tanto o estado emocional do profissional quanto do paciente à medida que sua concentração, capacidade de decisão, limiar de irritabilidade, raciocínio, reflexos, serenidade, sensibilidade, encontram-se bastante comprometidos. Objetivo: identificar os níveis de estresse dos profissionais plantonistas de uma Unidade de Saúde. Método: Pesquisa de cunho quantitativo, descritivo com amostra de 28 profissionais plantonistas de uma Unidade Hospitalar, a partir de aplicação do instrumento Job Scale Stress adaptado para o português como Escala de Estresse no Trabalho, que possui 17 questões para avaliar as dimensões - demanda psicológica, controle (discernimento intelectual e autoridade) e apoio Social. Resultados: demonstraram escore alto para a dimensão demanda psicológica e escore baixo para as dimensões controle e apoio social, indicativo de sofrimento psíquico e estresse; Discussão: A experiência de estresse é multifacetada, pois existem diversas dimensões que podem colaborar para o surgimento de problemas no ambiente de trabalho, assim, sugere-se que novos estudos sejam feitos para uma maior investigação sobre tais dimensões. Conclusão: Os resultados reforçam ainda a importância da averiguação sobre o estresse ocupacional em profissionais que trabalham em unidades de saúde, lidando direta e indiretamente com os pacientes, pois, como se sabe, a pressão que os trabalhadores recebem em seu ambiente de trabalho influenciam de maneira significativa o bem-estar dos mesmos. Destaca-se ainda, a necessidade de novas pesquisas nesse contexto, em especial, na investigação de fatores diferenciais de estresse por idade e gênero.

Palavras-chave : Psicologia hospitalar; Estresse ocupacional; Equipe hospitalar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )