SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Estresse hospitalar em equipe multidisciplinar de hospital público do interior de RondôniaVariáveis individuais e familiares na adesão ao tratamento, controle metabólico e qualidade de vida em adolescentes com diabetes tipo 1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

SILVA, Ana Nóbrega da et al. Psicologia Hospitalar: reflexões a partir de uma experiencia de estagio supervisionado junto ao setor Obstétrico-Pediátrico de um Hospital Público do interior de Rondônia. Rev. SBPH [online]. 2012, vol.15, n.1, pp. 41-58. ISSN 1516-0858.

Introdução: Desde a década de 1970, a Psicologia questiona sua atuação clínica, em nome de uma atuação mais social, que marca o contexto de nascimento da Psicologia Hospitalar no Brasil; Objetiva-se, embasado nos aportes teóricos da Psicologia Hospitalar e da Psicologia Pediátrica e Obstétrica, discutir o real papel da Psicologia no hospital a partir de uma experiência de estágio supervisionado no Norte do Brasil. Método: utiliza-se neste trabalho o "Relato de Experiência" a partir de oficinas e intervenções grupais; Resultado: a partir das intervenções que ocorreram nos setores obstétrico realizaram-se oficinas terapêuticas com mães, cuidadores e pacientes internos, sobre o processo de adoecimento e seu manejo; no setor obstétrico abordou-se os aspectos psicológicos ligados ao aleitamento materno, a díade mãe-bebê, orientações técnicas sobre aleitamento, além de escutas grupais e individuais; na pediatria observou-se que os cuidadores foram capazes de compreender a importância do cuidar de si para cuidar do outro, reconhecendo na auto-estima um passo significativo para a melhora; na obstetrícia as gestantes e puérperas puderam desmistificar crenças errôneas acerca do aleitamento, diminuindo a angústia e a ansiedade oriundas do momento; Discussão: o hospital como local de prática hospitalar necessita priorizar uma prática multidisciplinar, ampliando o enfoque biomédico instalado classicamente; a equipe psi deve se munir teórica e tecnicamente, para contribuir para a superação de resistências, e favorecer o enfrentamento ao processo de adoecimento; buscou-se uma postura menos clinicalista-individual, mas abertura à práticas psico-educativas e terapêuticas breves; Conclusão: a atuação do psicólogo no contexto hospitalar é de extrema relevância, junto de quaisquer setores, em especial, no obstétrico e pediátrico, seja junto a pacientes, cuidadores e equipe de trabalho; tal prática deve ocorrer de forma multidisciplinar, demarcando de forma teórica, técnica e ética esse locus que vem se consolidando em espaço profissional do Psicólogo no Brasil; destaca-se ainda, a relevância dos estágios acadêmicos supervisionados como mecanismos na formação de estudantes de Psicologia e na consolidação da Psicologia Hospitalar nessa região.

Palavras-chave : Psicologia Hospitalar; Psicologia Pediátrica; Psicologia Obstétrica; Cuidador; Oficinas Terapêuticas; Hospital Psychology; Pediatric Psychology; Psychology Obstetric; Caregiver; Workshops.

        · resumo em Português     · texto em Português     · Português ( pdf )