SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Psicologia Hospitalar: reflexões a partir de uma experiencia de estagio supervisionado junto ao setor Obstétrico-Pediátrico de um Hospital Público do interior de RondôniaO luto antecipatório na unidade de terapia intensiva pediátrica: relato de experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

ALMEIDA, J. Paulo; PEREIRA, M. Graça  e  FONTOURA, M.. Variáveis individuais e familiares na adesão ao tratamento, controle metabólico e qualidade de vida em adolescentes com diabetes tipo 1. Rev. SBPH [online]. 2012, vol.15, n.1, pp. 59-82. ISSN 1516-0858.

A Diabetes é uma doença crónica com um grande impacto na vida dos adolescentes. A literatura publicada nos últimos anos tem demonstrado a importância dos factores psicológicos e psicossociais na adesão ao tratamento e controlo metabólico. No entanto, são escassos no nosso país estudos que articulem as variáveis familiares (ambiente familiar, suporte social) com variáveis psicológicas (ansiedade face à doença, crenças de auto-eficácia face ao tratamento) com a adesão, o controlo metabólico e a qualidade de vida. O presente estudo, realizado com 157 adolescentes, utentes da consulta de Diabetologia Pediátrica da UAG da Mulher e da Criança do Hospital de S. João, mostra que os aspectos sócio-familiares (nomeadamente o suporte social familiar e o nível de conflito no ambiente familiar) exercem uma poderosa influência no comportamento de adesão ao tratamento e na qualidade de vida do adolescente, nas variáveis psicológicas, nomeadamente na percepção de barreiras ao tratamento, no stress face à doença e na percepção de auto-eficácia.

Palavras-chave : Adesão terapêutica; Qualidade de vida; Ambiente familiar; Suporte social; Diabetes tipo I.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )