SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Variáveis individuais e familiares na adesão ao tratamento, controle metabólico e qualidade de vida em adolescentes com diabetes tipo 1O olhar do paciente oncologico em relação a sua terminalidade:: ponto de vista psicologico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

FLACH, Katherine; LOBO, Beatriz de O. M.; POTTER, Juliana Raush  e  LIMA, Nara Schhmidt. O luto antecipatório na unidade de terapia intensiva pediátrica: relato de experiência. Rev. SBPH [online]. 2012, vol.15, n.1, pp. 83-100. ISSN 1516-0858.

O presente trabalho tem o objetivo de abordar um dos temas descobertos através do acompanhamento a pacientes e seus familiares internados na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP) do Hospital da Criança Santo Antônio: o luto antecipatório. Neste fenômeno, pacientes e familiares que passam por períodos longos de internação, sentem diversas perdas entre o momento da descoberta do diagnóstico até a morte propriamente dita do familiar-paciente. Este estudo busca uma maior compreensão de como esse processo revela-se na UTIP, com a intenção de obter mais recursos para auxiliar essas famílias. Para isso, foi realizada uma revisão teórica abordando temas, como a perda e a família, a morte, o luto até chegar à compreensão do luto antecipatório. Através de algumas vinhetas, insere-se a exemplificação de um pouco do cotidiano na UTIP, a fim de ilustrar a delicadeza e a importância em auxiliá-los a elaborar perdas e muitas vezes a fazer despedidas significativas.

Palavras-chave : Perda; Morte; Luto; Luto antecipatório; Unidade de Terapia Intensiva.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )