SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1O luto antecipatório na unidade de terapia intensiva pediátrica: relato de experiênciaCoração e alma: vida e outros símbolos das doenças cardíacas na realidade hospitar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

FERREIRA, Vanessa dos Santos  e  RAMINELLI, Orilete. O olhar do paciente oncologico em relação a sua terminalidade:: ponto de vista psicologico. Rev. SBPH [online]. 2012, vol.15, n.1, pp. 101-113. ISSN 1516-0858.

Este estudo objetivou diagnosticar o processo de adoecimento configurado como neoplasia crônica e terminal, bem como suas peculiaridades. Foi analisada a percepção que os pacientes oncológicos sob tratamento paliativo possuem de sua doença e que estratégias utilizam em relação à morte que esta condição lhe apresenta. Foram observados diferentes olhares acerca da terminalidade, dentre os quais a negação da morte foi a questão que obteve maior destaque ao longo das falas. Enfim, salienta-se a reflexão para a necessidade de uma maior realização de estudos mais longos acerca desta temática com a finalidade de possibilitar o fortalecimento de vínculos terapêuticos, oportunizando também a realização de um suporte psíquico adequado no processo do adoecer e enlutamento.

Palavras-chave : Morte; Neoplasias; Psicologia; Tratamento Paliativo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )