SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1O olhar do paciente oncologico em relação a sua terminalidade:: ponto de vista psicologicoRepresentação social da Psicologia Hospitalar para familiares de pacientes hospitalizados em Unidade de Terapia Intensiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

OTTO, Francieli de Fatima; AMUI, Juliano Maluf  e  MESTRE, Marilza. Coração e alma: vida e outros símbolos das doenças cardíacas na realidade hospitar. Rev. SBPH [online]. 2012, vol.15, n.1, pp. 114-133. ISSN 1516-0858.

O presente estudo mostra uma pesquisa realizada com uma amostra-piloto com N=14 participantes, pacientes internados na enfermaria de clinica cardíaca do Hospital Evangélico Universitário de Curitiba (HUEC). O objetivo geral foi verificar junto a esses pacientes se a constelação de complexos correlatos aos sintomas das doenças cardíacas seriam modificadas por meio de intervenção psicológica focal. O método utilizado foi o quasi-experimental, tendo como instrumento o Teste de Associação de Palavras (Jung, 1995), que identifica os possíveis complexos ativados num indivíduo, possibilitando uma intervenção mais eficaz aos pacientes. O procedimento se deu pela seleção da amostra, aplicação do: TCLE, questionário socioeconômico, Teste de Associação de Palavras e o pedido de um desenho de um coração. Em seguida aconteceram as intervenções psicológicas, com abordagem junguiana, onde foram repetidas a aplicação do teste de associação e o desenho do coração, que serviram como mensuração dos dados. Os resultados mostram uma redução significativa dos complexos, medida pela queda no tempo de reação ao teste e nos demais distúrbios definidos por Jung. Concluindo, o trabalho com o teste de associação de palavras no ambiente hospitalar, possibilitou a identificação de conteúdos inconscientes contribuindo ainda, para uma maior eficácia das intervenções realizadas. Os pacientes entraram em contato com seus complexos, houve conscientização dos conteúdos, que diminuíram sua força. E, uma nova estratégia de atendimento em psicologia hospitalar foi adaptada pela autora: expressão de sentimentos via simbolização no desenho de um coração.

Palavras-chave : Psicologia hospitalar; Coração; Complexos e método experimental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )