SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Heart and soul: the life and other symbols of heart disease in hospital realityThe significance of festivals in a hospital toy library:: health promotion, culture and experience of childhood for sick children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SBPH

Print version ISSN 1516-0858

Abstract

MOREIRA, Emanuelle Karuline Correia Barcelos; MARTINS, Tatiana Milhomem  and  CASTRO, Marleide Marques de. Representação social da Psicologia Hospitalar para familiares de pacientes hospitalizados em Unidade de Terapia Intensiva. Rev. SBPH [online]. 2012, vol.15, n.1, pp. 134-167. ISSN 1516-0858.

Este estudo teve como objetivo identificar a representação social da Psicologia Hospitalar para os familiares de pacientes hospitalizados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), uma vez que a psicologia hospitalar procura minimizar o sofrimento em relação à hospitalização. Para tal, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com doze familiares, tendo sido desenvolvida uma pesquisa de campo qualitativa e descritiva. Os dados foram categorizados e analisados a partir da análise de conteúdo, buscando relacionar as respostas com a teoria da representação social e estudos sobre a psicologia hospitalar. A representação social dos familiares de pacientes hospitalizados em UTI em relação ao psicólogo hospitalar baseia-se em vivências do atendimento psicológico. Assim, os familiares percebem o psicólogo como um profissional de ajuda, ao orientar, informar e preparar a família em relação à situação do paciente e ao ambiente de internação e, também, reconhecem a necessidade desse profissional em outros ambientes do hospital.

Keywords : Psicologia Hospitalar; Família; Representação Social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )