SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1O significado das festas em uma brinquedoteca hospitalar:: promoção da saúde, da cultura e da vivência da infância para crianças enfermasA conspiração do silêncio no ambiente hospitalar: quando o não falar faz barulho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

GUEDES, Patrícia Cristina Wanderley et al. Representação social, ansiedade e depressão em adolescentes puérperas. Rev. SBPH [online]. 2012, vol.15, n.1, pp. 194-211. ISSN 1516-0858.

Introdução: A adolescência é um período gerador de mudanças biopsicossociais. Nesse contexto, a gravidez na adolescência é um fator que pode contribuir para ampliar dificuldades pertinentes a esta fase da vida. Objetivo: Estudar a representação social da maternidade entre adolescentes puérperas e identificar o perfil de ansiedade e depressão destas. Métodos: Trata-se de um corte transversal, realizado no puerpério de um hospital público da cidade do Recife, Pernambuco, Brasil. Como instrumento, utilizou-se uma entrevista estruturada e a Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão. Resultados: Participaram da pesquisa 96 adolescentes, com faixa etária de 15 a 19 anos, sendo 52% destas entre 16 e 17 anos. De toda a amostra, 55% são casadas ou estão em união consensual e 56% concluiu apenas o ensino fundamental. Em relação à renda familiar, 34% ganham menos de 1 salário mínimo e 48% de 1 a 2 salários mínimos. Em relação às reações de ansiedade e depressão, 11% apresentaram ansiedade e 9% depressão, apenas 8% das participantes preencheram os critérios para ambas. Conclusão: Estudar a representação social da maternidade entre adolescentes puérperas, identificar o perfil das adolescentes grávidas, compreendendo o seu contexto de vida psicossocial, ansiedade e depressão, pode proporcionar aos profissionais de saúde uma melhor compreensão do problema contribuindo para a promoção de intervenções mais adequadas nesta população.

Palavras-chave : Adolescentes; Gravidez; Representação Social; Ansiedade; Depressão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )