SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1A conspiracy of silence in the hospital environment: when the talk is not noiseThe possible reasons for caring author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SBPH

Print version ISSN 1516-0858

Abstract

GOIDANICH, Marcia  and  GUZZO, Fabíola. Concepções de vida e sentimentos vivenciados por pacientes frente ao processo de Hospitalização:: O Paciente Cirúrgico. Rev. SBPH [online]. 2012, vol.15, n.1, pp. 232-248. ISSN 1516-0858.

A elaboração deste artigo partiu de uma experiência de Estágio Profissionalizante em Psicologia Clínica, realizado na unidade cirúrgica do Hospital de Caridade, localizado na cidade de Erechim-RS. O estudo traz à tona as vivências de pacientes durante o processo de hospitalização e os sentimentos que emergem diante da doença e da intervenção cirúrgica. Destaca-se, na fala dos pacientes, enunciações relacionadas a crenças religiosas e reflete-se sobre a função da construção desse tipo de resposta frente à situação de desamparo vivida. Ressalta-se o trabalho do psicólogo hospitalar como o de catalisador das aflições sustentadas pelos pacientes, possibilitando a estes um espaço onde o sujeito possa ser considerado além de sua patologia, além de um corpo objetalizado sobre o qual ocorrerá uma intervenção cirúrgica, resgatando o sujeito desejante.

Keywords : Psicologia Hospitalar; Pacientes Cirúrgicos; Religiosidade; Psicanálise.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )