SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Concepções de vida e sentimentos vivenciados por pacientes frente ao processo de Hospitalização:: O Paciente CirúrgicoInvestimento corporal e o funcionamento sexual em mulheres no pós-cirúrgico de câncer de mama índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

GUIMARAES, Claudiane Aparecida  e  LIPP, Marilda Emmanuel Novaes. Os possíveis porquês do cuidar. Rev. SBPH [online]. 2012, vol.15, n.1, pp. 249-263. ISSN 1516-0858.

O cuidador principal no processo de qualquer doença é de extrema importância para os cuidados tanto com o paciente como para a equipe de profissionais que atende este paciente, pois, para estes, ele é o intermediário que, na maioria do tempo, acompanhará e/ou executará o plano terapêutico definido para o indivíduo que está sendo atendido. O objetivo geral deste artigo é de apontar se a função de cuidar pode ser uma possível variante no desenvolvimento do stress apresentado pelo cuidador de pacientes oncológicos. Os participantes da pesquisa foram dez cuidadores, familiares, com idade entre 31 e 73 anos, sendo 80% da amostra do sexo feminino. Os pacientes oncológicos, acompanhados pelos referidos cuidadores, eram atendidos em um hospital do interior de São Paulo. Para a coleta de dados, foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturada e o Inventário de Sintomas de Stress para adultos (ISSL). A análise dos dados foi quantitativa e qualitativa. Para o ISSL, as respostas foram avaliadas de acordo com as tabelas e normas do seu manual, e para as respostas ao roteiro de entrevista foi utilizada a análise de conteúdo segundo Bardin. Os resultados revelaram que 100% dos respondentes apresentavam stress, sendo que 60% deles se encontravam na fase de quase-exaustão e 40% na fase de resistência. Para a questão - Como se tornou cuidador deste paciente? - foco deste artigo, foi extraído das respostas as seguintes categorias: Papel assumido na trajetória da vida; Sentir-se bem com o bem do outro e A natureza imperativa do cuidado. A partir da análise realizada foi possível observar que a forma como essa pessoa se tornou cuidador do paciente pode ser uma variante propiciadora de stress. É importante ressaltar que, apesar da amostra reduzida do estudo, os resultados são compatíveis aos de outras pesquisas, e vêm reforçar a necessidade de elaboração de intervenções específicas, efetivas e contínuas junto ao cuidador principal de pacientes oncológicos, para a promoção da sua saúde e melhora da qualidade de vida.

Palavras-chave : Stress; Cuidador familiar; Câncer.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )