SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2Grandparents' visits in neonatal intensive care units:: understanding family dynamics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SBPH

Print version ISSN 1516-0858

Abstract

CAVALHEIRO, Nayara Cristina et al. Triagem interventiva:: a caracterização de uma demanda. Rev. SBPH [online]. 2012, vol.15, n.2, pp. 3-16. ISSN 1516-0858.

Este trabalho faz uma análise do processo de triagem interventiva por meio do levantamento da demanda que chega ao Centro de Pesquisa e Psicologia Aplicada (CPPA) “Dra. Betti Katzenstein” da UNESP de Assis. O objetivo foi compreender melhor a realidade dos conflitos que essa população enfrenta e, com isso, caracterizar a clientela que busca auxílio no CPPA. Com uma maior compreensão da demanda, é possível traçar encaminhamentos mais condizentes e adequar o serviço da clínica-escola ao perfil da clientela que a procura. Lembrando que o próprio atendimento de triagem já é uma forma interventiva de atendimento, pois ele proporciona o cuidado do paciente desde o primeiro contato. Essa foi uma pesquisa documental, que teve seus dados coletados das fichas de triagens do CPPA realizadas em 2011. Foram feitas 394 triagens. É apresentada a distribuição da demanda por sexo, faixa etária e queixa que motivou a busca pelo atendimento. Pode-se concluir que a caracterização da clientela possibilita um direcionamento mais eficaz dos serviços oferecidos na instituição, visto que contribui para uma compreensão melhor delineada de cada caso e um número reduzido de desistências no processo de triagem.

Keywords : Triagem interventiva; Clínica escola; Entrevista psicológica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )