SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Visita de avós em unidade de terapia intensiva neonatal:: compreendendo a dinâmica familiarEscutando contos, desenhando a vida:: arteterapia em enfermarias pediátricas de um Hospital de Ensino de Alta Complexidade em Pernambuco - IMIP índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

MIRANDA, Rodrigo Caetano  e  ARAUJO, Tereza Cristina Cavalcanti Ferreira de. Alcances e limites das tecnologias de informação e comunicação em saúde:: um estudo com profissionais da área. Rev. SBPH [online]. 2012, vol.15, n.2, pp. 33-45. ISSN 1516-0858.

Progressivamente, amplia-se o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em saúde, visando prestação de serviços, divulgação do saber técnico-científico e inclusão do saber popular. Considerando o interesse dessa temática, investigaram-se as percepções de profissionais da saúde sobre alcances e limites da internet em sua rotina de trabalho. Participaram 39 profissionais que responderam a um questionário online. Independentemente da profissão, 94,9% dos profissionais afirmaram utilizar a internet diariamente e 64,1% informaram ler informações sobre saúde frequentemente. Quanto à confiabilidade atribuída aos sites, 92,1% acreditam que muitos deles são pouco confiáveis, porém 80% também reconheceram a existência de muitos sites confiáveis. A análise indicou que 34,2% dos respondentes lidam frequentemente com consumidores de E-saúde. Nessas situações, 73,7% apoiam-se em seus conhecimentos técnicos para esclarecer dúvidas, 55,3% ajudam o paciente a analisar a informação e 34,2% recomendam sites confiáveis. Recomenda-se a realização de mais pesquisas com amostras brasileiras.

Palavras-chave : Internet; Tecnologias de Informação e Comunicação; Telessaúde; Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )