SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Alcances e limites das tecnologias de informação e comunicação em saúde:: um estudo com profissionais da áreaA instituição hospitalar e as práticas psicológicas no contexto da Saúde Pública:: notas para reflexão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

VIEIRA, Camila Martins et al. Escutando contos, desenhando a vida:: arteterapia em enfermarias pediátricas de um Hospital de Ensino de Alta Complexidade em Pernambuco - IMIP. Rev. SBPH [online]. 2012, vol.15, n.2, pp. 46-64. ISSN 1516-0858.

Este artigo teve como objetivo descrever a experiência da arteterapia mediada pelo conto de fadas e desenhos de pacientes e acompanhantes hospitalizados nas enfermarias pediátricas do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP). Foi utilizado o conto “A bela adormecida”, coletando-se 100 imagens dos grupos de arteterapia no período de fevereiro a maio de 2009. A análise buscou articulação de temas do conto com expressões verbais e imagéticas, e o momento da hospitalização vivida pelos participantes. Foram identificados no conto 14 temas, dos quais 5 foram ressaltados pelo grupo. O “desejo maligno” relacionou-se à sensação de desconforto ao abordar a temática e na vivência do internamento; “adormecimento” referiu-se a mudança na vida da família para cuidar do paciente e a espera para o despertar; “espinhos” fez os participantes sentirem-se impedidos para alcançar o destino, o retorno ao lar; “príncipe” foi associado à força masculina e capacidade de enfrentamento, necessários para suportar a hospitalização; “encontro” representou o amor e relacionou-se ao retorno a casa através da alta hospitalar. Os resultados indicaram que a experiência de grupo arteterapêutico mediado pelo conto e pelo desenho propiciou expressão dos afetos e reconhecimento destes, associados à vida psíquica e ao processo de adoecimento.

Palavras-chave : Terapia pela arte; Desenho; Hospitalização; Humanização da assistência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )