SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Escutando contos, desenhando a vida:: arteterapia em enfermarias pediátricas de um Hospital de Ensino de Alta Complexidade em Pernambuco - IMIPCasais que recebem um diagnóstico de malformação fetal no pré-natal:: uma reflexão sobre a atuação do Psicólogo Hospitalar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

RIBEIRO, José Carlos Santos  e  DACAL, Maria Del Pilar Ogando. A instituição hospitalar e as práticas psicológicas no contexto da Saúde Pública:: notas para reflexão. Rev. SBPH [online]. 2012, vol.15, n.2, pp. 65-84. ISSN 1516-0858.

Este texto visa problematizar a formação do profissional de psicologia para a atuação no contexto de instituições hospitalares do serviço público brasileiro. Para tanto, apresenta e discute aspectos históricos da construção e evolução do hospital e suas práticas assistenciais, perpassa tendências e transformações internacionais nos modelos de atenção em saúde, e enfoca a realidade brasileira diante da construção do SUS e da ordenação da rede hospitalar correspondente. Em seguida, explicita aspectos da inserção das práticas psicológicas no campo da saúde pública e do contexto do hospital, destacando o descompasso entre a realidade social e o caráter da formação, bem como as repercussões deste sobre a qualidade da assistência prestada e a conquista e delimitação do espaço psi em tais instituições. Propõe reaproximações entre academia, assistência e política como mecanismos para o exercício profissional competente, crítico e comprometido, com incentivo particular aos acadêmicos e psicólogos atuantes no campo da psicologia hospitalar.

Palavras-chave : Hospital; Psicologia hospitalar; Formação superior; Saúde pública.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )